English (UK)Português (BR)
Entrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Inácio de Loiola Meirelles Junqueira de Azevedo

INACIO Inacio de Loiola M Junqueira Azevedo

Nome científico: Junqueira-de-Azevedo IL
Posição: Pesquisador Principal; Pesquisador Científico-V, Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada (LETA) / Instituto Butantan

lattes Currículo Lattes

CONTATO

phoneFone
 +55 (11) 2627-9731
email E-mail
info Unidade
Instituto Butantan > Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada (LETA) > Unidade de Genômica da Biodiversidade (UGBio)
enderecoEndereço
Instituto Butantan
Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada (LETA)
Av. Vital Brasil, 1500
CEP 05503-900 São Paulo, SP - Brasil

Projetos

Investigação de genomas de serpentes por sequenciamento em larga escala

Análise transcriptômica de serpentes colubrídeas

Análise trasncriptômica de escorpiões de interesse médico no Brasil

Publicações

Publicações mais relevantes:

Almeida DD, Scortecci KC, Kobashi LS, Agnez-Lima LF, Medeiros SR, Silva-Junior AA, Junqueira-de-Azevedo Ide L, Fernandes-Pedrosa Mde F. Profiling the resting venom gland of the scorpion Tityus stigmurus through a transcriptomic survey. BMC Genomics , v. 13, p. 362, 2012.

FRY, B. G. ; SCHEIB, H. ; JUNQUEIRA-DE-AZEVEDO, I. L. M. ; Silva DA ; CASEWELL, N. R. . Novel transcripts in the maxillary venom glands of advanced snakes. Toxicon (Oxford) , v. 59, p. 696-708, 2012.

Zelanis A, Andrade-Silva D, Rocha MM, Furtado MF, Serrano SM, Junqueira-de-Azevedo IL, Ho PL.. A Transcriptomic View of the Proteome Variability of Newborn and Adult Bothrops jararaca Snake Venoms. Plos Neglected Tropical Diseases , v. 6, p. e1554, 2012.

Ching AT, Paes Leme AF, Zelanis A, Rocha MM, Furtado MD, Silva DA, Trugilho MR, da Rocha SL, Perales J, Ho PL, Serrano SM, Junqueira-de-Azevedo IL. Venomics Profiling of Thamnodynastes strigatus Unveils Matrix Metalloproteinases and Other Novel Proteins Recruited to the Toxin Arsenal of Rear-Fanged Snakes. J Proteome Res. 2012 Jan 20

Corrêa-Netto C, Junqueira-de-Azevedo ID, Silva DA, Ho PL, Leitão-de-Araújo M, Alves ML, Sanz L, Foguel D, Zingali RB, Calvete JJ. Snake venomics and venom gland transcriptomic analysis of Brazilian coral snakes, Micrurus altirostris and M. corallinus. J Proteomics. 2011 Apr 12

Valente, Richard H. ; Guimarães, Patrícia R. ; Junqueira, Magno ; Neves-Ferreira, Ana Gisele C. ; Soares, Márcia R. ; Chapeaurouge, Alex ; Trugilho, Monique R.O. ; León, Ileana R. ; Rocha, Surza L.G. ; Oliveira-Carvalho, Ana Lucia ; WERMELINGER, Luciana S ; DUTRA, D S L ; LEÃO, Luciana Iwanaga ; JUNQUEIRA-DE-AZEVEDO, I. L. M. ; HO, Paulo Lee ; ZINGALI, Russolina B ; PERALES, Jonas ; DOMONT, Gilberto B . Bothrops insularis venomics: A proteomic analysis supported by transcriptomic-generated sequence data, Journal of Proteomics, v. 72, p. 241-255, 2009.

Leão, Luciana I ; Ho, Paulo L ; JUNQUEIRA-DE-AZEVEDO, I. L. M. . Transcriptomic basis for an antiserum against Micrurus corallinus (coral snake) venom. BMC Genomics, v. 10, p. 112, 2009.

ALMEIDA, D. M. ; Fernandes-Pedrosa, Matheus de F ; Gonçalves-de-Andrade, Rute M ; MARCELINO, José Roberto ; HIGASHI, Hisako Gondo ; JUNQUEIRA-DE-AZEVEDO, I. L. M. ; HO, Paulo Lee ; BERG, Carmem W Van Den ; TAMBOURGI, Denise V . A new anti-loxoscelic serum produced against recombinant sphingomyelinase D: results of preclinical trials.. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 79, p. 463-470, 2008.

MAGALHÃES, Geraldo Santana ; JUNQUEIRA-DE-AZEVEDO, I. L. M. ; FERREIRA, Monica Lopes ; LORENZINI, D M ; HO, Paulo Lee ; SILVA, Ana Maria Moura da . Transcriptome analysis of expressed sequence tags from the venom glands of the fish Thalassophryne nattereri. Biochimie (Paris), França, v. 88, n. 6, p. 693-699, 2006.

JUNQUEIRA-DE-AZEVEDO, I. L. M. ; CHING, Ana Tung Ching ; CARVALHO, Eneas de ; FARIA, Fernanda ; NISHIYAMA JR, Milton Yutaka ; HO, Paulo Lee ; DINIZ, Marcelo Ribeiro Vasconcelos . Lachesis muta (Viperidae) cDNAs reveal diverging pitviper molecules and scaffolds typical of cobra (Elapidae) venoms: implications in snake toxin repertoire evolution.. Genetics (Austin), Estados Unidos, v. 173, n. 2, p. 877-889, 2006.

CHING, A ; ROCHA, M ; PAESLEME, A ; PIMENTA, D ; DEFATIMADFURTADO, M ; SERRANO, S ; HO, P ; JUNQUEIRA-DE-AZEVEDO, I. L. M. . Some aspects of the venom proteome of the Colubridae snake Philodryas olfersii revealed from a Duvernoy s (venom) gland transcriptome. FEBS Letters, v. 580, n. 18, p. 4417-4422, 2006.

CIDADE, D ; SIMAO, T ; DAVILA, A ; WAGNER, G ; DELMJUNQUEIRADEAZEVEDO, I ; LEEHO, P ; BON, C ; ZINGALI, R ; ALBANO, R ; JUNQUEIRA-DE-AZEVEDO, I. L. M. . Bothrops jararaca venom gland transcriptome: Analysis of the gene expression pattern. Toxicon, v. 48, n. in press, p. 437-461, 2006.

FARIA, Fernanda ; JUNQUEIRA-DE-AZEVEDO, I. L. M. ; HO, Paulo Lee ; SAMPAIO, Misako U ; CHUDZINKI-TAVASSI, Ana Marisa . Gene expression in the salivary complexes from Haementeria depressa leech through the generation of expressed sequence tags. Gene (Amsterdam), v. 349, n. 173, p. 173-185, 2005.

Nascimento, A. L. T. O. ; Ko, A. I. ; Martins, E. A. L. ; Monteiro-Vitorello, C. B. ; Ho, Paulo Lee ; Haake, D. A. ; Verjovski-Almeida, S. ; Hartskeerl, R. A. ; Marques, M. V. ; Oliveira, M. C. ; Menck, C. F. M. ; Leite, L. C. C. ; Carrer, H. ; Coutinho, L. L. ; Degrave, W. M. ; Dellagostin, O. A. ; El-Dorry, H. ; Ferro, E. S. ; Ferro, M. I. T. ; Furlan, L. R. ; Gamberini, M. ; Giglioti, E. A. ; Goes-Neto, A. ; Goldman, G. H. ; Goldman, M. H. S. ; Harakava, R. ; Jerônimo, S. M. B. ; Junqueira-De-Azevedo, I. L. M. ; Kimura, E. T. ; Kuramae, E. E. ; Lemos, E. G. M. ; Lemos, M. V. F. ; Marino, C. L. ; Nunes, L. R. ; Oliveira, R. C. ; Pereira, G. G. ; Reis, M. S. ; Schriefer, A. ; Siqueira, W. J. ; Sommer, P. ; Tsa, S. M. ; Simpson, A. J. G. ; Ferro, J. E. ; Camargo, L. E. A. ; Kitajima, J. P. ; Setubal, J. C. ; Van-Sluys, M. A. . Comparative Genomics of Two Leptospira interrogans Serovars Reveals Novel Insights into Physiology and Pathogenesis. Journal of Bacteriology, v. 186, p. 2164-2172, 2004.

JUNQUEIRA-DE-AZEVEDO, I. L. M. ; PERTINHEZ, T. ; SPISNI, A. ; CARREÑO, F. R. ; FARAH, C. S. ; HO, Paulo Lee . Cloning and expression of calglandulin: a new EF-hand protein from the venom glands of Bothrops insularis snake.. BBA. Proteins and Proteomics, v. 1648, n. 1-2, p. 90-98, 2003.

JUNQUEIRA-DE-AZEVEDO, I. L. M. ; HO, Paulo Lee . A survey of gene expression and diversity in the venom glands of the pitviper snake Bothrops insularis through the generation of Expressed Sequence Tags (ESTs).. Gene (Amsterdam), v. 299, n. 1-2, p. 279-291, 2002.

JUNQUEIRA-DE-AZEVEDO, I. L. M. ; FARSKY, Sandra Helena Poliseli ; OLIVEIRA, M. L. S. ; HO, Paulo Lee . Molecular Cloning and Expression of a Functional Snake Venom Vascular Endothelium Growth Factor (VEGF) from the Bothrops insularis Pit Viper. A New Member of the VEGF Family of Proteins. The Journal of Biological Chemistry, v. 276, p. 39836-39842, 2001.

logo-fapesp